Inclusão de pessoas com deficiência é tema de ação do Projeto “Central da Cidadania”
25/08/2017

A conscientização sobre os direitos, as necessidades e realizações de pessoas com deficiência foi tema de atividades do Projeto “Central da Cidadania”, da Central de Atendimento Integrado ao Cidadão - Faça Fácil Cariacica, realizadas nessa quinta (24) e nesta sexta-feira (25).

Com objetivo de abordar as barreiras da desigualdade, reforçando a importância dos direitos das pessoas com deficiência e para que a inclusão se torne efetiva, o Faça Fácil Cariacica receberá os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Especiais (Apae) de Cariacica e fará uma apresentação sobre a importância dos documentos pessoais, como a Carteira de Identidade e a Carteira de Trabalho.

“A ação tem como função promover esclarecimentos sobre os direitos individuais de cada um, colocando em prática o sentido geral de cidadania”, ressaltou o gestor da Qualidade do Faça Fácil, Nelson de Mello.

De 21 a 28 de agosto, em todo o Brasil, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) abre debates e coloca a sociedade em reflexão sobre o dever da igualdade para a inclusão, durante a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. Este ano o tema escolhido foi: “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”.

Segundo a diretora da APAE de Cariacica, Gilssara Sofiatti, o evento está inserido dentro do contexto da semana nacional da pessoa com deficiência, cujo principal objetivo é fazer a divulgação e a conscientização sobre o assunto. “Nosso maior objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a potencialidade que as pessoas com deficiência possuem”, afirmou.

Projeto “Central da Cidadania”

A ação faz parte do Projeto “Central da Cidadania”, desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e em parceria com a Concessionária Faça Fácil Cidadão, com objetivo de promover a elevação do bem-estar dos funcionários e cidadãos que utilizam os serviços disponíveis.

Esse projeto amplia o programa de formação continuada que é ofertado aos funcionários, em que são desenvolvidos temas como cidadania, ética, direitos e deveres, respeito, igualdade e dignidade.