IPC divulga Setembro Amarelo no Faça Fácil
15/09/2017

Quem compareceu ao Faça Fácil Cariacica nesta quarta-feira (13) pôde sentir um clima de alegria e esperança no ar e ainda ouvir uma bela mensagem de valorização da vida. É que os corais do IPC, o Nossa Voz, e o Aicano, da Associação de Idosos de Cariacica (AIC), realizaram uma apresentação no local para divulgar o Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção do suicídio. Enquanto os corais cantavam, foram distribuídos informativos e marcadores de página sobre a campanha.

Sob regência de Jovane Rodrigues da Vitória, o Nossa Voz e o Aicano entoaram as seguintes canções: “Além do Arco-íris”, de Nara Leão; “Balaio” (música do folclore gaúcho); “Chalana”, de Almir Sater; “Ciranda da Rosa Vermelha”, de Alceu Valença; e uma suíte de cirandas (pout-pourri de canções folclóricas nordestinas).

Durante a exibição, o regente Jovane lembrou-se de que duas integrantes dos corais estavam fazendo aniversário e ‘puxou um parabéns’ para celebrar a vida de Eliana, do Aicano, e de Edna, do Nossa Voz. Jovane também aproveitou o momento para prestar uma homenagem ao município de Domingos Martins e aos familiares dos ex-integrantes do grupo de dança alemã Bergfreunde, que se encontram de luto pelo grave acidente ocorrido na BR-101 no último domingo (10).

Estiveram presentes ao evento: a diretora-presidente, Shirlene Pires Mesquita, e a diretora técnica-previdenciária do IPC, Christiani Maria Vieira; o vice-prefeito de Cariacica, Nilton Basílio Teixeira; o gestor de qualidade do Faça Fácil, Nelson Garbini de Mello; além de servidores do IPC.

A diretora-presidente do instituto, Shirlene Mesquita (à esquerda), afirmou que a parceria entre a Prefeitura de Cariacica, o IPC e o Governo do Estado é essencial para que mais cariaciquenses tomem ciência da importância do Setembro Amarelo. “Precisamos conversar sobre suicídio para conscientizar a população e preveni-lo”, disse.

O vice-prefeito, Nilton Basílio (ao centro), e o gestor de qualidade do Faça Fácil, Nelson Garbini (à direita), comentaram sobre a alegria de participar dessa iniciativa e reafirmaram a necessidade da mensagem de vida ser propagada a todos os amigos e parentes dos cariaciquenses.

Já o gestor do trabalho do Sistema Nacional de Empregos (Sine), Gerci Marcelino do Amaral, achou a ação do IPC muito boa e ficou emocionado com o que viu. “Todas as músicas trouxeram felicidade ao meu coração e me fizeram recordar de minha juventude em Foz do Iguaçu”, revelou.

Quem também esteve no Faça Fácil para acompanhar a apresentação foi Daniele Cristina Rodrigues Queiroz, filha de Deozita Marina Rodrigues Queiroz, uma das integrantes do Coral Nossa Voz. Ela acredita que atividades como essa trazem motivação às pessoas. “Escutei uma senhora aqui dizendo que precisamos de música, de alegria em nossas vidas. Esse evento trouxe esses elementos e conscientizou a população sobre o suicídio e a ajudar seu próximo”, relatou.

Informações a Imprensa: Fonte: www.ipccariacica.es.gov.br/noticia/ler/183/ipc-divulga-setembro-amarelo-no-faca-facil

Fonte: Fonte: www.ipccariacica.es.gov.br/noticia/ler/183/ipc-divulga-setembro-amarelo-no-faca-facil