Ilustrador Genildo Ronchi, de “A Gazeta”, traz uma Cariacica para ver, apreciar e levar para casa
05/06/2018

O artista plástico, professor e jornalista Genildo Ronchi resolveu exaltar o que a cidade tinha de destaque em termo de paisagens naturais, monumentos e referências arquitetônicas por meio do seu trabalho de ilustrador. O resultado foi a exposição “Patrimônios de Cariacica em Arte”, que está aberta no Faça Fácil, em Santo André.

Na mostra, ele coloca sua visão particular em reproduções de lugares como a Reserva Biológica de Duas Bocas e de ícones como o Monte MocIMG_6504huara, a igreja de São João Batista em Cariacica Sede, o santuário do Bom Pastor em Campo Grande, o estádio da Desportiva em Jardim América, entre outros. O projeto ganhou recursos da Lei João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), no valor de R$ 19.553,00.IMG_6498

A técnica foi de desenho feito a bico-de-pena. Porém, os traços e o estilo são contemporâneos, sem aquela solenidade séria, típica de um desenho acadêmico. Atualmente, trabalhando como ilustrador para os jornais A Gazeta e Notícia Agora e para o portal GazetaOnLine, Genildo quis aproximar o tema ao seu trabalho e às técnicas de um ambiente dinâmico das redações. “O olhar que me baseei para esses trabalhos foi o dos infográficos, sem esquecer um traço que flerta com o dos quadrinhos”, sintetiza.

A inovação também se expressa na forma como o acervo é levado. Genildo quer que mais e mais pessoas tenham a sua arte em mãos. “O público terá a oportunidade de levar para casa cópias desses trabalhos. São desenhos do mesmo tamanho dos originais. A ideia é de uma cidade que pode ser apreciada e, depois, ser levada para casa”, reforça. Colorir ou não fica a gosto do freguês.

Serviço:

“Patrimônios de Cariacica em Arte”.

Desenhos de Genildo Ronchi sobre monumentos e paisagens de Cariacica.

Visitação: segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábados, das 8h às 13h.

Onde: Faça Fácil, Rodovia Leste-Oeste, 154, Bairro Santo André, Cariacica. Próximo ao terminal de Campo Grande.

Informações: 3636-0149

Entrada gratuita.

Duração: até 30 de junho.