Unidade Móvel da Rede Faça Fácil chega à Nova Venécia
24/06/2014

A unidade móvel da Rede Faça Fácil que circulará pelos municípios da Região Norte do Espírito Santo iniciou o roteiro de viagem nessa segunda-feira (23). E a primeira cidade a receber a visita dela foi Nova Venécia. A solenidade de inauguração contou com a presença do subsecretário de Inovação na Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Charles Dias de Almeida, do prefeito Mário Sérgio Lubiana, e de outras autoridades e técnicos da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

A unidade ficará até o dia 04 de julho na Praça do Granito, situada no bairro Beira Rio, e realizará atendimento ao público das 08 às 16h. No local serão realizados serviços como emissão de carteira de trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), consulta à situação cadastral, atestados de antecedentes criminais, segunda via de contas de energia elétrica e água, comprovação de quitação eleitoral, certidões negativas de débito, consulta a processos protocolados, consulta do andamento de licenças ambientais, emissão de Documento Único de Arrecadação (DUA), entre outros.

“Nós, como gestores públicos, temos a obrigação de trazer à população a qualidade no serviço, respeito e bom atendimento. Sabemos que os principais serviços prestados pelas unidades móveis abrem portas para os cidadãos, a partir do momento em que muitos conseguem emitir documentos que são importantes para a formalização pessoal”, expressou o subsecretário Charles Dias de Almeida.

A estimativa é de que a unidade móvel atenda, por dia, 250 pessoas. Karla Maria Pereira foi uma das primeiras a comparecem no local. Ela levou a filha Julia Pereira Gomes, de sete anos, para tirar a primeira via da Carteira de Identidade. Segundo ela, a unidade facilitou bastante esse procedimento: “Essa iniciativa trouxe praticidade para nós. E agilidade também. Se a unidade não estivesse aqui na cidade, teria de me deslocar para outro município e gastaria mais tempo para conseguir solicitar a emissão da identidade da minha filha”.

Região Sul

Enquanto a unidade móvel Norte inicia sua rota de viagem, a unidade Sul segue para Ibatiba. Ela já visitou os municípios de Castelo, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo e Brejetuba. No geral, já foram realizados 1.864 atendimentos.

Na semana passada, de 16 a 20 de junho, o veículo passou por Brejetuba, onde a equipe realizou 362 atendimentos. Os serviços mais procurados no local pela população foram emissão de Carteira de Identidade, primeira via (291), emissão de primeira via de Carteira de Trabalho (36) e serviços eletrônicos (35). O índice de satisfação de atendimento concedido pelos usuários foi de 95,10%.

Ampliação da Rede Faça Fácil

O Faça Fácil Cariacica foi inaugurado em 2011 e já demandou mais de R$ 50 milhões em investimentos. O local concentra mais de 400 serviços para a população e conta com 99,14% de aprovação dos usuários, de acordo com avaliação eletrônica feita pelo cidadão logo após a conclusão do atendimento. Por dia, a sede chega a registrar seis mil atendimentos.

Devido ao sucesso dessa unidade, o governador Renato Casagrande, em dezembro de 2013, firmou o contrato de concessão da Parceria Público-Privada (PPP) para ampliação da Rede Faça Fácil.

Além das duas unidades móveis disponibilizadas para atender as regiões Norte e Sul do Espírito Santo, foram autorizadas as obras de construção de três unidades fixas: Colatina, Serra e Cachoeiro de Itapemirim.