Teste rápido de HIV e ação educativa marcam Campanha contra a Aids
29/11/2016

Os dados mais recentes sobre o número de novos casos de Aids apontam uma redução em nível mundial, mas no Brasil preocupa o crescimento da doença entre os jovens, principalmente entre 15 a 24 anos, e homossexuais do sexo masculino. É o que revela o relatório da Unaids, programa das Nações Unidades sobre HIV. Em 2014, foram registrados no país 4.600 casos, o que representa 13,4 pessoas infectadas por 100 mil habitantes, um aumento de 41% na taxa de detecção nessa população.

Estes números demonstram que a população ainda se descuida quando o assunto é prevenção. E para combater o preconceito e incentivar a prevenção à Aids, é celebrado no dia 1° de dezembro, o Dia Mundial da Luta contra a Aids. Em alusão à campanha do laço vermelho, a Secretaria de Saúde de Cariacica, por meio Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, em parceria com a Casa de Apoio Campo Grande, preparou algumas atividades. Ações educativas com distribuição de material informativo, entrega de preservativos e realização de testes rápidos e gratuitos de Aids estão na programação.

A mobilização educativa no Faça Fácil, que acontecerá amanhã, dia 30 de novembro, abre as atividades da campanha no município. A ação será realizada com a parceira da Coordenação de Diversidade Sexual, da Secretaria de Desenvolvimento Social. Das 9h às 12h, haverá abordagem educativa com orientações sobre a doença, além de distribuição de preservativo e exames rápidos de HIV.

Fonte: Com informações da Prefeitura Municipal de Cariacica