O QUE É O FAÇA FÁCIL


Em uma central, algumas premissas precisam ser seguidas para o seu bom funcionamento, como: prestar atendimento de alto padrão de qualidade, eficiência e rapidez, a custo reduzido; simplificar as obrigações de natureza burocrática; dar resposta pró-ativa às reclamações e às sugestões dos cidadãos; acolher, orientar e informar a população sobre os requisitos necessários para a obtenção dos serviços disponíveis. A primeira Central de Atendimento Integrado, seguindo os módulos e padrões atuais, foi implantada no Estado da Bahia, em 1995. Atualmente, 22 Estados, mais o Distrito Federal, possuem Central. Apenas Tocantins, Roraima, Paraná e Santa Catarina não possuem unidades de atendimento integrado. No Espírito Santo, a Central de Atendimento Integrado ao Cidadão do Estado - Faça Fácil é a primeira a ser implantada no Estado e reúne vários órgãos prestadores de serviços públicos, entidades da sociedade civil e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, num único espaço. A Central Faça Fácil está localizada próximo ao Terminal de ônibus de Campo Grande, em Cariacica, numa área construída de 5.169m², e reúne num só local 16 órgãos públicos com mais de 400 serviços prestados ao cidadão, de segunda a sábado.

A primeira Central do Estado busca estabelecer um novo paradigma no serviço público no que diz respeito ao padrão de atendimento ao cidadão, oferecendo serviços públicos com eficiência, qualidade e rapidez.

Uma das facilidades oferecidas é a rapidez no tempo de conclusão e entrega dos serviços que será agilizado com o Faça Fácil. Um exemplo é a emissão do documento de identidade, que atualmente leva 20 dias, e será reduzida para até cinco dias úteis. Já no caso da carteira de trabalho, a emissão será em três dias úteis.

Dentre os órgãos presentes na Central Faça Fácil estão: Da Administração Estadual - Seger, Polícia Civil, Detran, Sefaz, Cesan, Ceturb, Junta Comercial e Procon; Da Administração Federal - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT) e Correios; Da Administração Municipal - Secretarias da Prefeitura da Municipal de Cariacica e outras entidades como - Banestes, Escelsa e Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES).

Os principais serviços e metas oferecidos pelo Faça Fácil são: emissão de carteira de identidade em no máximo 05 dias úteis; carteira de trabalho em até 03 dias úteis; 2ª via e renovação de Habilitação (CNH); licenciamento de veículos com todos os procedimentos necessários reunidos no mesmo espaço;  2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito emitida por qualquer cartório do Estado; Pagamento de taxa, abertura de empresas, atendimento ao consumidor; serviços de postagens; solicitação de CPF; solicitação de passe livre e serviços de religação de água e de energia elétrica.

voltar ao topo