Castelo: Unidade móvel da Rede Faça Fácil atende 96 pessoas no primeiro dia de funcionamento
27/05/2014

O serviço itinerante da Rede Faça Fácil começou a operar na manhã dessa segunda-feira (26) na cidade de Castelo. A solenidade de inauguração contou com a presença do subsecretário de Inovação na Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Charles Dias de Almeida; da gerente de Atendimento Integrado ao Cidadão, Miriam Santos Cardoso; do prefeito de Castelo Jair Ferraço Junior; entre outras autoridades e técnicos da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

Em sua fala de abertura, o subsecretário anunciou a expansão da Rede. “O programa consiste em reunir o maior número possível de serviços públicos em um mesmo local para atender a população. Para isso, temos a unidade fixa em Cariacica e, agora, damos prosseguimento ao trabalho de expansão da Rede com duas unidades itinerantes e, em breve, teremos mais unidades fixas, a partir de 2015, em Cachoeiro, Colatina e Serra”.

Charles Dias destacou que as unidades fixas, que começarão a ser construídas ainda esse ano, terão o potencial de atendimento de seis mil pessoas por dia. A Rede de Cariacica já chegou a atender dez mil pessoas/dia.

O prefeito de Castelo, Jair Ferraço, agradeceu a parceria do Governo do Estado com o município. “Damos todo o suporte para a presença da Rede em nossa cidade, pois a Rede Faça Fácil é eficiente e presta grande serviço ao cidadão. Estaremos juntos, sempre, em parcerias importantes como essa”, falou.

O pedreiro João Max Nali, 23 anos, ouviu as chamadas do carro de som e compareceu à unidade para fazer consulta SPC e Serasa. “Muito bom o serviço, facilita muito a vida da gente. Fui informado aqui que posso realizar diversos tipos de serviços e voltarei para emitir certidões”.

Crislaine Gomes Gabriel, doméstica de 21 anos, estava com a Carteira de Identidade vencida. “Vim me informar sobre a renovação e saber se tenho direito a isenção de taxas. Fui muito bem atendida, o serviço é muito ágil”.

Castelo

A unidade móvel da Rede Faça Fácil ficará na cidade de Castelo até o dia 30 de maio. O atendimento acontecerá sempre de 08h a 16h, na Praça Três Irmãos, Centro. No primeiro dia de funcionamento 96 pessoas foram atendidas. O serviço mais solicitado foi de Carteira de Identidade, com 75 pedidos. Fotografia e registro de digitais são feitos na hora e o solicitante retira o documento após 20 dias na Agência dos Correios mais próxima.

O cidadão que comparecer à unidade ainda conta com os serviços de: emissão de carteira de trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e consulta a situação cadastral, atestados de antecedentes criminais, segunda via de contas de energia elétrica e água, comprovação de quitação eleitoral, certidões negativas de débito, consulta a processos protocolados, consulta do andamento de licenças ambientais, emissão de Documento Único de Arrecadação (DUA), serviços online.

Além de Castelo, já foram definidos 11 municípios da Região Sul do Estado onde as unidades irão percorrer, conforme cronograma.

Inovação no atendimento

A unidade móvel da Rede faz parte de um plano de expansão desses serviços por meio de um contrato de concessão da Parceria Público-Privada (PPP). A PPP consiste em realizar os serviços de gestão das Unidades da Rede, disponibilizando infraestrutura necessária para o seu desempenho, como os veículos (carretas), prédios para as unidades fixas, equipamentos, mobiliário, limpeza, manutenção, segurança e tecnologia da informação, bem como funcionários para atendimento de primeiro nível.

Roteiro Unidade Móvel Região Sul

Município / Período de atendimento